20/08/2017

"A Ilha das Quatro Estações", Marta Coelho

Sinopse: Cat sentia-se sem rumo e não queria ver ninguém.
Tiago só desejava poder voltar a viver como antes.
Misha isolara-se do mundo à sua volta.
Rute precisava de vencer uma batalha muito dolorosa.
Os seus caminhos cruzam-se na ilha e, juntos, preparam-se para enfrentar os seus demónios pessoais. Mas há quem tenha outros planos para eles…






Livro: A Ilha das Quatro Estações 
Autora: Marta Coelho
Editora: Clube do Autor
Nº de páginas: 424
Série: A Ilha das Quatro Estações
Nº de série: 1

Estava bastante curiosa em relação a esta obra, a sinopse era promissora, a autora fez parte da equipa de autores da série Morangos com Açúcar, entre outras, o que só poderia ser um indício positivo. E a conta no Instagram relativa ao livro é bastante ativa, acabando por despertar ainda mais a minha curiosidade. Dito isto, quando o Clube do Autor me enviou o livro fiquei super entusiasmada, acabando por priorizar esta leitura em ralação a outras. Antes de passar à opinião em si, gostava ainda de mencionar que a Carolina (Leituras da Carolina) me acompanhou nesta viagem literária. Obrigada, Carolina!
Assim, apesar das expectativas em si, como já devem ter percebido, já serem altas, esta obra conseguiu ultrapassa-las. Adorei a forma como a autora explorou a saúde mental das várias personagens, sem nunca etiquetar ou quantificar a importância de uma em relação a outra, focando-se apenas no passado individual de cada um e nas respetivas consequências desse percurso. Emocionei-me com estes pequenos quadros que a autora apresentou, derreti-me com o Santi e a Catarina, surpreendi-me com a ilha e os seus mistérios, e diverti-me com as aventuras deste grupo inusitado de amigos. Foi, sem dúvida, uma das melhores leituras do ano até agora, e é impossível não ficar inquieta com um final daqueles, quero muito ler a continuação.


"Ajudou-me a pôr as ideias no lugar. Às vezes, ouvir as histórias das outras
pessoas faz-nos pensar nas nossas, ajuda-nos a tirar conclusões que
estavam cá dentro, bem escondidas."

Dei 5 estrelas e adicionei aos favoritos. Eis, os destaques:
* O romantismo do Santi (as bolachas de amora, o ramo de amores perfeitos com a carta, o desenho do gato...) - Como diria a Rute: "Onde é que eu arranjo uma coisa destas para mim?";
* No fim do Verão, consegui desvendar aquilo que o Santi não se conseguia lembrar, mais isso não alterou em nada as emoções que acompanharam os momentos finais;
* Adorei a maneira como íamos ficando a saber um pouco mais da Ilha a cada estação;
* A revelação final sobre a Lili surpreendeu-me bastante;
* Quero saber mais sobre a ilha, quero saber mais sobre as personagens, quero saber mais sobre este universo no geral. Estou ansiosa pela continuação desta história.
Jessica Galvão Mendes

Sem comentários: